Centro multi-disciplinar do hálito, um departamento da RioGastroclínica

Coordenação

Prof. Dr. José Figueiredo Penteado

HALITOSE OU MAU HALITO

A HALITOSE é uma doença que tem varias causas e constitui um estigma social levando o portador ao afastamento do convívio social, pessoal, familiar e profissional.

Aparece por um desequilíbrio nas funções digestivas e a localização principal em 80% dos casos é a BOCA e os restantes 20% no estomago e tubo digestivo.

Para se obter a cura, que é difícil, vai depender da descoberta da causa ou causas e só clinicas especializadas estão aparelhadas e preparadas para firmar o diagnostico. Depois de estabelecido vai facilitar o tratamento e a consequente cura.

Nós temos um CENTRO ESPECIALIZADO EM HALITOSE e aguardamos a sua visita.

DIREÇÃO DA CLÍNICA

Halitose



O QUE É?

Origina-se do latim: Halitu: ar expirado e Osi: alteração. Define-se como presença de cheiro forte na boca, permanente, intermitente ou nos períodos de jejum prolongado.

Para ser considerado "DOENÇA", é preciso que a substância exalada, geradora do mau cheiro, seja o ENXOFRE, um sal químico amarelo.

TENHO MAU HÁLITO?

Peça para alguém de sua confiança para cheirar sua boca e ver se tem cheiro ruim.

DIAGNÓSTICO

A qualquer alteração do odor bucal, a presença do enxofre tem que ser buscada para que possamos caracterizar essa doença.

CAUSA

Fator alimentar, Fator emocional, Bucal e a Distância (procurar as causas)




Depois deste "check-up" Marque uma consulta. Temos equipe multidisciplinar para melhor atendê-lo.

Convênios


AGF
Correios
Gama
Rio Med
Amafrerj
Camarj
Golden Crosss
Sesef
Assefaz
Camed
Infraero
S.M.B
Banco do Brasil (pacote)
Camperj
IRB
Sul América
Banco Central
Caurj
Marítima Saúde
Salutar
BNDES-FAPES
CAC
Medial
Saúde São Bernardo
Bamerindus
Eletronuclear
Mediservice
Sindifisco
Bradesco
Embratel
Mútua Magistrados
Smile
BR-Distribuidora
Fassincra
Nuclep
Unimed
Caarj
Fioprev
Omint/Skill
Unibanco
Caberj
Funcef
Patronal
Unisaúde
Cabesp
Furnas
Petrobras
Vale do Rio Doce
OBS:Os convênios cobrem a consulta,porém alguns itens de exames não têm cobertura

Imprensa

Algumas reportagens e entrevistas dadas pelo Prof. José Figueiredo Penteado sobre Halitose"



Seção "Viva Mais" - "Dicas" - Jornal o Dia - 01/10/1995

Sem medo de encarar o Mau Hálito - Jornal do Brasil - 08/11/1995

Diga Não ao Mau Hálito - Revista Saúde para Todos - Nov/1995

Hálito pelo telefone - Jornal o Dia - 24/08/1997

Mau Hálito tem cura? - Revista Saúde - 26 /07/1997

Entrevista no Programa Jô Soares - Junho/1998

Entrevista para o Fantástico - Junho/2005

Novidades

MANEJO PRATICO DA HALITOSE


O mau hálito é um flagelo da humanidade levando os portadores a um isolamento social, profissional e familiar.

A grande dificuldade esbarra na pouca sensibilidade do olfato do ser humano especialmente aos cheiros repetitivos nas nossas narinas. Por essa razão, o  portador da halitose depende da informação dos outros que por razões de tabu também se omitem mantendo aquele que tem odor isolado.

Há cerca de 10 anos, fundamos na nossa clinica de gastroenterologia  um centro de halitose muito bem aparelhado e com um protocolo que nos tem gratificado em termos de cura.

Regras gerais:

Cerca de 90% dos casos o mau halito é de causa bucal e isso aparece por um desequilíbrio da flora da boca, desencadeada por dois fatores principais, deficiência de higiene  e saliva incompetente. Vale lembrar que a saburra que vemos sobre a língua nada mais é do que restos alimentares prontos para serem o fator ideal para albergar a desorganização da flora bucal. Por outro lado a saliva tem um papel muito importante para manter o equilíbrio dessa imensa microbiota que aí habita. Ela é composta por 3 antissépticos bucais, oxigênio e ainda secreta ptialina que inicia o desdobramento na boca das proteínas,  (carne-galinha-peixe e ovo). Esse desequilíbrio na quantidade de saliva e da qualidade dos seus componentes é um dos mais importante fatores junto com a higiene no aparecimento e na manutenção da disbiose bucal.

Logo qualquer serviço ou empresa que se proponha a saber a causa do mau halito tem que estar aparelhada para o exame minucioso da boca que inclui, câmara bucal com fotografia, testes salivares de quantidade e qualidade,  aparelho detector do enxofre, (halimeter), cultura da placa gengival. Em alguns casos mais difíceis como halitose não oral,  que são muito raros, é necessário nutricionista e exame endoscópico gástrico.

Parece muito complicado mas como a causa em quase 90% dos casos esta na boca e ao alcance de exames simples, o diagnostico  é firmado, isto, porque sem saber a causa não ha a menor chance de tratar e curar.

Você leitor que tem o seu mau halito escondido dentro do armário, chupando pastilhinhas, botando a mão na frente da boca ou evitando os contatos procure um local que esteja realmente envolvido na sua solução, é só marcar uma consulta dizendo o motivo, por exemplo: queria saber se tenho mau halito, assim  não se discrimina o motivo da consulta.

Referências:

  • Equipe Rio Gastroclinica

Equipe Médica


CONTAMOS COM UMA
EQUIPE-MULTIDISCIPLINAR

  • GASTROENTEROLOGISTAS
  • NUTRICIONISTA
  • PSICÓLOGA
  • DENTISTA

Visão muiti-fatorial do hálito.

A garantia da sua saúde bucal, do seu hálito fresco e saudável, é a nossa preocupação e a nossa meta.

Garantimos seu tratamento até a cura (negativação do teste do hálito-halimeter), desde que tenha seguido todo o roteiro da halitose.

AGENDE UMA CONSULTA PELO WHATSAPP (21) 97042-5866,
TELEFONE (21) 2539-1217 OU

Envie uma mensagem

Contate-nos!